Um pouco da história da nossa associação

História da associação

A Associação Brasileira de Nishikigoi (ABN), foi fundada em 10 de setembro de 1978 e é extensão da principal entidade mundial, a Zen Nippon Airinkai (ZNA), sediada no Japão.

A ZNA possui associados no mundo todo e tem como propósito contribuir para o enriquecimento da cultura japonesa e do sentimento artístico das pessoas através da promoção do Nishikigoi, direcionando sua forma de apreciação e aprimorando sua beleza. Além disso, também objetiva a melhoria geral da qualidade dos peixes, estimulando o progresso tecnológico nas criações, depuração das variedades e pesquisa de patologias.

Como filiada da ZNA, a Associação Brasileira de Nishikigoi tem como objetivo principal a difusão da cultura do Nishikigoi, através do desenvolvimento das criações e melhoria da qualidade dos peixes.

Em 2018 a Associação Brasileira de Nishikigoi comemorou seus 40 anos! Ao longo desse tempo podemos notar a evolução da qualidade dos peixes brasileiros, através da propagação do conhecimento sobre os Nishikigois e a expansão do hobby pelo país.

Os Nishikigois podem ser encontrados em diversos jardins residenciais e públicos, sendo muito valorizados em projetos paisagísticos. No Brasil diversos órgãos possuem Nishikigois em seus lagos e espelhos d’água como, por exemplo, o Palácio do Planalto, em Brasília, e o Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Cronologia

1978 – Fundação da Associação Brasileira de Nishikigoi (ABN) 

pelos Srs. Teruo Wakabawashi, Hisakazu Onoe, Saburo Furukubo, Takeshi Takahashi e Hisayoshi Kosai;
 

1979 – Associação Brasileira de Nishikigoi é reconhecida como

 filial da Zen Nippon Airinkai (Associação Japonesa de Nishikigoi);
 

1980 – Realização da 1ª Exposição de Nishikigoi pela Associação Brasileira de Nishikigoi 

no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera. Julgamento: Sr. Tadao Kaneko, Japão;
 

1981 – Realização da 2ª Exposição Brasileira de Nishikigoi.

Promoção da ABN e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa;
 

1982 – Realização da 3ª Exposição Brasileira de Nishikigoi, no Parque da Água Branca (Fernando Costa) com objetivo de promover o Nishikigoi no Brasil;

 
1983 – A Exposição Brasileira de Nishikigoi passa a ser realizada anualmente pela ABN;
 

2018 – Comemoração de 40 anos de ABN.

37ª Exposição Brasileira de Nishikigoi: participação de 14 expositores e 318 Nishikigois